Membros | Quem somos
João Quinteiro | Direção Musical
João Quinteiro é compositor e investigador doutorado na FCSH - Kunstuniversität Graz - Fondazionne Archivio Luigi Nono.
Estudou com Isabel Soveral, João Pedro Oliveira, Evgueni Zoudilkine, Emmanuel Nunes e Beat Furrer, tendo contactado também com B. Ferneyhough, P. Billone e H. Lachenmann.
Faz parte do Conselho de Administração da APC.
A sua música tem sido interpretada, estreada e encomendada pela Europa e nos EUA pela Orquestra Gulbenkian, Lisbon Ensemble 20/21, GMCL, Vertixe Sonora, Opuspiritum Ensemble, Mise-en Ensemble, Kodu Percussion Group e Miso-Music.
Alexandre Furtado | Electrónica
Insular, natural de São Miguel, Açores, Alexandre Furtado traz consigo uma trajetória marcada pelo fascínio pela tecnologia sonora, que teve início com a paixão pela guitarra elétrica e multimédia na infância. Ao longo de sua carreira como engenheiro de som, Alexandre tem se dedicado ao desenvolvimento de capacidades técnicas, concentrando-se especialmente na pós-produção sonora e operação ao vivo, trabalhando actualmente em colaboração com grupos musicais e companhias de teatro. A mudança para Lisboa, inicialmente para estudar Engenharia Informática no Instituto Superior Técnico, revelou-se um ponto de viragem ao encontrar maior sintonia de interesses nas Tecnologias da Música na Escola Superior de Música de Lisboa, onde atualmente está a concluir os seus estudos.
Clara Saleiro | Flauta
Clara Saleiro é uma flautista especializada na interpretação de música contemporânea, interessada no processo criativo de peças e performances, nas interacções possíveis entre intérprete e compositor e entre a música e outras áreas artísticas, na simbiose com a música eletrónica e a tecnologia digital, na interpretação de música notada e na improvisação. Todos os anos, estreia dezenas de peças de compositores com quem trabalha diretamente.
Teresa Costa | Flauta
Teresa Costa é uma flautista natural do Porto. O seu trabalho reparte-se entre a performance de música contemporânea, música antiga, orquestra e projectos de natureza interdisciplinar.Terminou o mestrado em Amesterdão em 2021. Em 2023 integrou a Academia Gustav Mahler e o ULYSSES Ensemble, tendo-se agregado ao Ensemble Intercontemporain no festival ManiFeste do IRCAM. Colaborou com a Royal Concertgebouw Orchestra, o Remix Ensemble Casa da Música, a De Nieuwe Philharmonie Utrecht, o Jong Nederlands Blazers Ensemble e a Residentie Orkest. Está envolvida em projectos de música contemporânea e/ou original como duo Suzanne, Ladrem, pardais!, Sketch351, EUPNEA e Novelo Vago.
Miguel Dias | Oboé
Miguel Dias iniciou os seus estudos no Centro de Música do Conservatório de Coimbra da Sertã, ingressando um ano depois na Filarmónica União Sertaginense. Frequentou o Curso Profissional de Instrumentista de Sopro no Conservatório de Artes de Tomar Canto Firme. Ao longo da sua carreira estudou com professores como Salomé Alves, Leandro Alves, Sofia Brito e Ricardo Lopes, professor com quem actualmente estuda na Licenciatura em Música da Escola Superior de Música de Lisboa, tem colaborado com várias instituições e orquestras, integrando em 2022, como membro fundador, o Concrète [Lab] Ensemble.
Mariana Oliveira | Oboé
Mariana Pereira de Oliveira iniciou os seus estudos no Conservatório e Artes do Centro, tendo posteriormente frequentado a Escola de Música e Artes de Ourém onde adquiriu o curso de instrumentista de sopros. Actualmente frequenta a licenciatura na Escola Superior de Música de Lisboa. Nesta fase teve como professores Vânia Miguel, Salomé Alves e, atualmente, Pedro Ribeiro. Teve a oportunidade de ter trabalhado com alguns maestros em orquestra e atualmente é um dos membros fundadores do Concrète [Lab] Ensemble.
Tiago Mourato | Clarinete
Tiago Mourato iniciou a sua carreira musical na Banda Operária Torrejana. Ingressou então no Conservatório de Música Coral Phydellius na classe de Clarinete dos professores Vítor Ferreira e Ricardo Gama. Participou em alguns concursos como o "IX Concurso Nacional de Jovens Clarinetistas'' tendo chegado à fase final e no "III Concurso Internacional José Massarão", onde chegou à final. Actualmente é aluno do 1º ano do Licenciatura em Música - Instrumentista de Orquestra na Academia Nacional Superior de Orquestra na classe de Clarinete do professor Nuno Silva.
Tomás Mendes | Clarinete
Tomás Mendes iniciou os seus estudos musicais na Ourearte - Escola de Música e Artes de Ourém, onde concluiu o 8⁰ grau de clarinete com o professor Tiago Alves.
Realizou Masterclasses com vários professores de renome, tendo também integrado várias orquestras sob a direção de importantes maestros.
Em abril de 2019 participou do XIV Concurso Internacional de Instrumentos de Sopro "Terras de La Salette" obtendo o 2⁰ prêmio na categoria Juvenil. Neste momento, prossegue os estudos de Clarinete na ESML, na classe do professor Manuel Jerónimo.
Tomás Martin | Saxofone
Tomás Reis Martin iniciou os seus estudos musicais na Ourearte, Escola Superior de Música e Artes de Ourém, na classe de saxofone do Professor Ruben Neves. Aos 18 anos inscreveu-se na Escola Superior de Música de Lisboa onde estuda interpretação com os professores José Massarrão e Rodrigo Lima. É membro fundador do Concréte [Lab] Ensemble.
João Junceiro | Trompa
João Francisco Nunes Junceiro iniciou os seus estudos musicais no Conservatório de Artes do Norte Alentejano na classe de trompa do professor Rúben Silva. Concluiu o 12º ano no Conservatório de Artes Canto Firme de Tomar com o professor Bruno Cruz. Em 2020 ingressou na Escola Superior de Música de Lisboa onde estuda performance com os professores Paulo Guerreiro e Luís Vieira.
É membro fundador do Concréte [Lab] Ensemble.
Pedro Rolo | Trombone
Pedro Eduardo Matela Rolo iniciou os seus estudos no Conservatório de Artes Canto Firme na classe de trombone dos professores André Conde e Nuno Henriques. Em 2020 ingressou na Escola Superior de Música de Lisboa onde estuda performance na classe do professor Ricardo Pereira. É membro fundador do Concréte [Lab] Ensemble.
Rui C. Antunes | Violino
Rui C. Antunes é um violinista e compositor português residente em Leipzig. Atualmente estuda composição com Fabien Lévy na Hochschule für Musik und Theatre (HMT) em Leipzig, Alemanha. Estudou violino com Carolin Widmann, Friedemann Wezel e Aníbal Lima.
Estreou-se como compositor em 2016, e desde então já lhe foram atribuídos vários prémios, tanto como violinista como como compositor. A sua música já foi tocada em Portugal, Espanha, Alemanha e Bélgica. Toca regularmente com várias orquestras e conjuntos de música contemporânea na Alemanha e em Portugal.
Ana Campos | Viola
Ana Campos iniciou os seus estudos de viola na Escola Profissional e Artística do Vale do Ave. Prosseguiu os seus estudos na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto, com o professor Ryszard Wóycicki, em licenciatura, e na Hochschule für Musik und Teather "Felix Mendelssohn Bartholdy" em Leipzig, com a professora Tatjana Masurenko, no mestrado.
Colaborou com várias orquestras e grupos de música de câmara.
Ganhou o 3º prémio no Prémio Jovens Músicos 2012 (viola, nível superior) e foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian.
Pedro do Carmo | Violoncelo
Iniciou os seus estudos musicais aos 5 anos na Academia de Música de Lisboa com Daniela de Brito.
Prosseguiu os seus estudos na Escola Superior de Música de Lisboa, onde estudou com P. Gaio Lima e L. Mouradian. Terminou a sua licenciatura no HKU Utrechts Conservatorium, estudando violoncelo moderno com Jeroen den Herder e violoncelo barroco com Viola de Hoog.
Integrou a Jovem Orquestra Portuguesa, e é membro da academia do Sond'Ar-te Electric Ensemble, especializando-se na interpretação de obras contemporâneas com electrónica.
Atualmente cursa mestrado em performance na Codarts Rotterdam.
Raquel Leite | Contrabaixo
Raquel Leite concluiu a 8ª licenciatura em contrabaixo na ARTAVE- Escola Profissional Artística do Vale do Ave, com o professor Rui Fontes. Atualmente frequenta a licenciatura em música na Escola Superior de Música de Lisboa, na classe dos professores Manuel Rego e Domingos Ribeiro.
Ao longo de sua carreira trabalhou com diversos professores e maestros renomados. Colaborou também com a Orquestra Gulbenkian, Sinfonietta de Ponta Delgada, Orquestra de Câmara Portuguesa, Jovem Orquestra Portuguesa e Jovem Orquestra Famalicense.
Luís Castelo | Guitarra
O guitarrista português Luís Castelo iniciou os seus estudos musicais em casa, com o próprio pai. Mais tarde, começou a estudar no conservatório de artes da cidade de Tomar, onde concluiu o 8º ano na classe do professor David Ferreira. Atualmente cursa o segundo ano de bacharelado no Conservatorium Van Amsterdam na classe do professor Gabriel Bianco.
Ao longo da sua carreira, Luís tem participado em vários concursos e masterclasses, dentro e fora de Portugal.
Actualmente, Luís integra o novo grupo musical Concrète [Lab] Ensemble.
Paulo Amendoeira | Percussão
Paulo Amendoeira é um percussionista dedicado à música contemporânea estabelecido em Bern. Interessa-se em criar e promover nova música, a solo ou música de câmara. Inclui a improvisação livre, a electrónica e outros meios multimédia ao seu universo estético.
Apresentou-se em festivais como Warsaw Autumn Festival, ManiFeste (IRCAM), Time of Music Vitaasaari, Gaudeamus Festival, IndieLisboa, OutFest, GMEA Experiences, Festival Itinerante de Percussão, BigBang, Festival Música Viva, Festival Jovens Músicos.
Os seus principais projectos são ASTRUS Duo, touchez e |klang.data|. É membro do Capdeville Ensemble e do Concrète [Lab] Ensemble e colabora com as Percussões da Metropolitana e a Orquestra de Câmara Portuguesa.
Gonçalo Flores | Percussão
Gonçalo Flores iniciou os seus estudos na Ourearte, onde completou o 8º grau na classe de percussão do prof. Hugo Ribeiro.
Frequentou masterclasses com Jeffery Davis, Nuno Aroso, Kuniko Kato e Marco Fernandes, entre outros. Trabalhou ainda com diversos maestros de renome: Alberto Roque, Alex Schillings e Isabel Rubio Molina, entre outros.
É membro da Sociedade Filarmónica Ouriense, do coro Essence Voices e do Concrète [Lab] Ensemble.
Atualmente, frequenta a Licenciatura em Música – Percussão na Universidade de Évora, na classe do prof. Marco Fernandes.
Mrika Sefa | Piano
Mrika Sefa, pianista luso-kosovar, concluiu os seus estudos na Suíça, nas Universidades de Berna e de Lucerna. Atualmente reside em Leipzig, Alemanha, e divide a sua atividade concertista entre a Alemanha e Portugal. Além da performance a solo, Mrika dedica-se frequentemente a projetos de música de câmara e performance contemporânea. O mais recente exemplo disso é o duo de teclado e percussão com o nome “Nada Contra”, onde se faz acompanhar pelo percussionista Francisco Cipriano.
Francisco Martins | Acordeão
Francisco Martins, acordeonista, conclui o mestrado em performance pela Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco com o professor Paulo Jorge Ferreira.
Integrante dos Síntese – Grupo de Música Contemporânea, Concrète [Lab] Ensemble, ExoDuo, Lontano Trio e Fragmentos Ensemble, trabalhou com o Ensemble MPMP e a Camerata Nov’Arte.
Durante o seu percurso, tocou em Portugal, Brasil, Cuba, Espanha, França, Grécia e República Checa. Premiado no 2º Prémio de Acordeão do Prémio Jovens Músicos 2022, e o 3º Prémio em Música de Câmara Nível Superior do Prémio Jovens Músicos 2024; no Concurso Folefest o Prémio Melhor Intérprete (2019 e 2021) e o 1º Prémio na categoria música de câmara nível superior (2022 e 2024).